Tão importante saber como está a satisfação dos seus clientes, é saber também, como anda a satisfação dos seus colaboradores! Entender como está o clima organizacional é atuar diretamente nos resultados da sua empresa. De nada adianta ter um bom produto, uma boa estrutura física e até o melhor preço do mercado, se os colaboradores não estão bem, nada disso serve.
Acredito que o segredo para o sucesso do negócio é ter os colaboradores satisfeitos, integrados e felizes. Mas muitas empresas ainda não pensaram em identificar a satisfação do colaborador através de uma metodologia de pesquisa estruturada.
Converso diariamente com vários líderes e quando questiono se conhecem seus colaboradores a resposta é sempre a mesma “sei que eles estão satisfeitos com a minha empresa”, mas isso é apenas um “achometro”, quando se aplica a pesquisa muitas vezes esses líderes recebem o feedback oposto do que pensaram.
Se sua empresa possui alta rotatividade, retrabalho, desperdício, reclamação de clientes, perda nas vendas, intrigas entre líderes e colaboradores e baixa produtividade, esses são alguns dos motivos de levar esse método de pesquisa a sério.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de gestão e possui como objetivo identificar a satisfação dos colaboradores de acordo com uma série de questionamentos que poderão envolver os fatores de: ambiente de trabalho, políticas e benefícios, processo de treinamentos, sistema de liderança, comunicação, imagem da empresa, entre outros. Sugere-se que a pesquisa seja aplicada de forma anual com a participação de todos os colaboradores.
Os resultados da pesquisa são a base para desenvolver melhorias no clima através de um plano de ação, e consequentemente, melhorar a relação com os clientes e buscar os resultados que a empresa tanto almeja.
E lembre-se, gerir uma empresa é antes de tudo preocupar-se com o bem-estar dos seus colaboradores, melhorando o relacionamento interno, com uma comunicação eficiente, e, comprometer os colaboradores com as metas da empresa, portanto, vamos entrar no clima.
Acredito muito, que antes de padronizar seus processos e melhorar seus serviços, invista na felicidade e na realização das pessoas.
A Cavalheiro Consultoria possui um modelo de pesquisa simples, dinâmico e com resultados excelentes, já aplicou o modelo, mais de 100 vezes em empresas de todo o Brasil.